Postos de vacinação abrem neste sábado em ′dia D′ contra a gripe | TNG Informa - Informação com responsabilidade!
Pausa para o descanso!

O TNG Informa comunica a todos que estará em recesso no período de 12/12/2017 a 15/01/2018. Em virtude disso, desejamos a todos um Feliz Natal e um 2018 repleto de realizações.
Ok! Entendi ›
© TNG Informa Comunicação. Informaç&aatilde;o com responsabilidade! Todos os Direitos Reservados
Saúde
Postos de vacinação abrem neste sábado em ′dia D′ contra a gripe
12 de Maio de 2018 às 15:11:07 Thaffarel Nunez Gonçalves/TNG Informa 71 Facebook Google+ Twitter WhatsApp
vaccinepneumonia-650x450.jpg
Foto: Divulgação

Uma mobilização nacional para vacinar os mais vulneráveis à gripe será realizada neste sábado (12) com postos abertos em todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é aumentar a quantidade de vacinados, que até agora chegou a 26,4% do público-alvo (13, 6 milhões de pessoas). A vacina gratuita contra a gripe é direcionada a públicos específicos e aqueles com maior risco de reações graves. São eles:

Idosos acima de 60 anos;
Gestantes;
Trabalhadores de saúde;
Professores da rede pública e privada;
Gestantes e mulheres que realizaram parto há até 45 dias;
Indígenas;
Pessoas privadas de liberdade.
Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal. Ela não está disponível nos postos de saúde o ano inteiro e há um período específico que ela deve ser tomada. Todos os anos, o Ministério da Saúde começa a campanha geralmente um pouco antes do inverno, quando há maior circulação do influenza, o vírus causador da gripe.

 

Neste sábado (12), dia "D" da campanha, todas as unidades de saúde de Bela Vista estão abertas até às 16h para a vacinação de todos os grupos prioritários.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no início da campanha foram vacinados os profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, puérperas (mulheres no pós parto até 45 dias) e gestantes. A partir deste sábado será a vez dos idosos e após o dia 21 serão vacinados os demais grupos prioritários, como o sistema prisional, indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais com laudo médico.

 

A campanha seguirá até o dia 1º de junho.

 

Vacinas

 

A vacina contra a gripe é feita com vírus morto e não há a possibilidade de pegar gripe por meio da vacina. Segundo especialistas, o imunizante pode deflagrar um pequeno mal-estar pela reação do sistema imune.

 

De acordo com especialistas, a vacina é considerado seguro e há quase nenhuma contraindicação (exceto pessoas com alergia prévia à vacina).

 

Pessoas com doenças graves, inclusive, podem tomar a vacina e procurar um posto de saúde. Tire suas dúvidas sobre a campanha.

 

Com informações de G1 e Secretaria Municipal de Saúde